Tenha metas inteligentes para seus estudos

Em 1979, os formandos do programa de MBA de Havard participaram de uma pesquisa, cuja pergunta central era: “Você estabeleceu metas claras, por escrito, para o seu futuro e fez planos para concretizá-las?”. Desse grupo, verificou-se que 3% dos alunos escreveram suas metas, 13% pensaram em algumas metas, mas não as registraram, e o restante (84%) não havia definido qualquer meta para os próximos meses ou anos.

Dez anos depois, em 1989, os pesquisadores retomaram o contato com a mesma turma e descobriram que aqueles 13% dos estudantes que pensaram em metas para o futuro tinham resultados profissionais duas vezes melhores que os 84% que não consideraram nenhuma meta. Já os 3% dos alunos que escreveram suas metas tinham, em média, resultados dez vezes maiores em comparação aos demais colegas do MBA de Havard.

Essa pesquisa foi apresentada ao mundo pelo advogado, agente e escritor Mark McCormak em seu livro “What They Don’t Teach You at Harvard Business School”. A obra traz uma série de lições sobre o mundo dos negócios, mas que podem ser perfeitamente aproveitadas para o dia a dia de quem se prepara para ingressar no serviço público.

Uma das grandes lições é exatamente acerca da importância de traçar metas para alcançar seus objetivos. Seja para começar um negócio, para entrar em forma ou para conseguir a tão sonhada vaga no funcionalismo, colocar os objetivos, os prazos e as tarefas necessárias no papel pode fazer toda a diferença.

Na preparação para concurso, a definição de metas é valiosa tanto para a definição de uma estratégia de estudos a longo prazo, quanto para ter uma rotina produtiva.

Quais concursos irei prestar? Vou focar em uma carreira específica ou fazer todas as provas que aparecerem? Que disciplinas preciso dominar e até quando? O que irei estudar esta semana? Por qual matéria começo hoje? Para uma preparação efetiva, o concurseiro deve responder todas essas questões fazendo um bom planejamento de estudos antes mesmo de abrir a primeira apostila.

Metas inteligentes

Uma técnica do Coach Marlom Andrade que auxilia na definição de metas é conhecida pelo acrônimo SMART, lançado em 1981 pelo americano George Doran. Em inglês, “smart” significa inteligente e cada letra da sigla apresenta um critério para o desenvolvimento assertivo de metas. Confira a seguir:

S: be specific (seja específico)

Para ser específico em sua meta, é importante ter em mente o que se quer realizar, quem está envolvido, quais são os requisitos, as restrições e os propósitos.

M: be measurable (seja mensurável)

Segundo esse critério, é necessário estabelecer formas de medir o progresso obtido, que devem ser simples e não deixar margem para dúvida.

A: be attainable (seja atingível)

Para que você se sinta motivado a percorrer uma meta, ela tem que ser concreta, não é mesmo? Ou você desistirá antes de tentar. As metas inteligentes são, portanto, aquelas que estão dentro do nosso alcance, ainda que seja necessário percorrer um longo trajeto até alcançá-las.

R: be realistic (seja realista)

Você está disposto a batalhar para atingir esta meta? Então ela é uma meta realista.

T: timely (seja tangível)

As metas são tangíveis quando podem ser sentidas, visualizadas. Quanto mais tangível, mais fácil será também mensurá-la e atingi-la.

Além disso, as metas devem ser acompanhadas por prazos, para que haja senso de urgência. Definir corretamente o tempo para execução de cada tarefa ajuda na motivação e reduz a procrastinação. Na hora de estabelecer prazos, é fundamental também reservar tempo para imprevistos, evitando um possível efeito cascata.

Parceria valiosa

A definição de metas inteligentes é parte importante do trabalho da Trilha. Utilizando recursos de Inteligência Artificial, o Marlom vai te ajudar a planejar seus estudos de forma eficiente e personalizada.

Ele traça um plano de estudos de acordo com a disponibilidade de horários, os objetivos e as características de cada concurseiro e indica até o dia em que ele irá concluir os estudos.

Também define metas diárias – factíveis e mensuráveis – a cumprir, para que o estudante possa ganhar tempo e se preparar sem sustos. As metas envolvem todo o ciclo de estudos: da leitura dos conteúdos aos revisões, passando ainda pelos exercícios. Tudo para uma preparação eficiente e em alto nível.

Confira agora como funciona a Consultoria da Trilha.

Tenha metas inteligentes para seus estudos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Trilha do Concurso