Saiu o edital. O que mudar nos meus estudos?

Depois de meses de espera – às vezes, anos! –, sai o tão aguardado edital do concurso. Mas e aí, o que fazer com os estudos? Como tornar a preparação mais efetiva? Quem esperava pelo certame do PCDF – Agente e escrivão, por exemplo, deve estar se perguntando isso agora. O edital da seleção foi lançado no final do ano de 2019, 03/12, com 300 vagas para Escrivão.

Bom, o primeiro passo é analisar o documento, não tem como fugir. Nessa leitura, o candidato deve se atentar ao formato das provas, aos conteúdos que serão efetivamente exigidos, ao volume de questões de cada assunto e aos pesos das diferentes disciplinas. É importante essa análise detalhada, pois o edital pode trazer surpresas, como a exclusão ou inclusão de conteúdos.

Considerando as informações apresentadas e o tempo que falta até o exame, é hora de fazer um novo planejamento. Este deverá contemplar o estudo dos assuntos ainda não vistos, a revisão daqueles temas estudados na fase pré-edital e, especialmente, a resolução de questões.

Revisar e exercitar

Se no período pré-edital é reservado tempo significativo para a elaboração de resumos e mapas mentais, no pós-edital é hora de utilizar esse material para rememorar os principais pontos de cada disciplina. Também é o momento de intensificar os simulados e a resolução de provas anteriores do órgão.

Caso a banca organizadora do novo certame seja diferente do anterior, que não é o caso do exemplo citado (PCDF), é recomendado que o candidato busque também questões dos últimos concursos feitos pela examinadora. O estilo da banca conta muito, especialmente se as perguntas envolverem jurisprudência ou assuntos mais subjetivos. Além disso, ao resolver provas da banca, o candidato conseguirá perceber os temais mais cobrados e onde normalmente o examinador coloca aquela casca de banana.

Trilha do Concurso

No período pós-edital, gerir bem o tempo é o maior desafio do concurseiro. Para ajudar o candidato nessa empreitada, a Trilha tem planos de estudos personalizados, elaborados a partir da Inteligência Artificial da ferramenta aliado com um acompanhamento personalizado do Marlom Andrade.

Com o Trilha do concurso, você saberá o que e como estudar em cada momento. Também saberá exatamente quando você irá encerrar o estudo do edital do concurso. É a garantia de uma preparação mais eficiente e tranquila.

Clique aqui e confira os planos disponíveis para você.

Saiu o edital. O que mudar nos meus estudos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Trilha do Concurso