Saiba como estudar por questões!

Que a resolução de exercícios é um dos métodos mais eficientes na preparação para concurso público você já deve saber. Mas será que você está usando essa técnica da maneira correta?

Pesquisadores demonstraram que realizar testes práticos aumenta a retenção dos conteúdos, sendo uma metodologia interessante para quem precisa memorizar um grande volume de informações. Além disso, ao resolver questões, o concurseiro pode se apropriar da lógica da banca examinadora e também descobre os conteúdos mais recorrentes nas provas, o que ajuda a direcionar a atenção no momento de ler a teoria.

No entanto, para aproveitar ao máximo os benefícios dessa técnica de estudo, não basta responder dezenas de exercícios ou simulados. Confira a seguir algumas dicas na hora de resolver questões:

  • Segmentar as questões por banca: as examinadoras têm assuntos e fontes preferenciais, bem como estilo próprio. O ideal, portanto, é responder várias provas da banca que realizará seu concurso para não ser pego de surpresa na hora da avaliação.
  • Analisar o anunciado da questão: o primeiro passo é levantar o tema abordado a partir da leitura do enunciado. As examinadoras costumam repetir os assuntos nas seleções, então vale a pena destacar os conteúdos cobrados para uma revisão posterior. Essa leitura cuidadosa também ajuda o estudante a se familiarizar com o padrão de escrita da banca.
  • Analisar cada alternativa: verifique se compreende os erros e acertos de cada alternativa. Em caso de dúvida, marque o tópico para revisão.
  • Ler os comentários: estudar questões comentadas auxilia o concurseiro a conhecer a lógica da banca e as principais fontes utilizadas pelos examinadores. Inclusive, nosso Coach Marlom Andrade, indica a plataforma do Qconcursos para isso.
  • Voltar à teoria: depois de resolver as questões e assinalar os pontos de dúvida, é hora de procurar nos seus resumos, nas leis, nos livros ou na jurisprudência as respostas aos itens que não estão muito claros. Neste momento, você já estará com o olhar direcionado para aquilo que mais interessa.

 

Agora que tal colocar essas dicas em prática na trilha do concurso com nosso especialista Marlom Andrade 

Saiba como estudar por questões!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Trilha do Concurso