O método é a chave

“Você investiu na melhor apostila do mercado, teve aula com os professores mais renomados, assistiu a todas as videoaulas do cursinho e ainda assim teve um desempenho fraco na hora da prova? É hora então de rever sua forma de estudar para concurso público na trilha do concurso.”

Pesquisadores e pedagogos já comprovaram: o fracasso de estudantes (e aqui também entram os concurseiros, claro!) reside na escolha equivocada de métodos – ou, ainda, no estudo sem método algum.

Um exemplo das pesquisas na área é a publicada na revista científica Psychological Science in the Public Interestque avaliou as dez principais técnicas de aprendizagem utilizadas mundo afora. Intitulado “Improving Students’ Learning With Effective Learning Techniques: Promising Directions From Cognitive and Educational Psychology”, o artigo demonstra que a forma de estudar tem enorme impacto na retenção de informações.

Entre as descobertas dos pesquisadores, destaca-se a comprovação de que o estudo intercalado de conteúdos e a distribuição dos tópicos em sessões ao longo do dia e do período de aprendizagem (Distributed Practice) são métodos de boa eficácia. Por outro lado, práticas muito difundidas como a releitura de textos e a elaboração de mnemônicos – ê SO-CI-DI-VA-PLU! – não trazem tanto resultado como se esperava.

A pesquisa também reitera que a boa e velha resolução de questões é uma das técnicas mais eficientes para todos os tipos de estudante. Já o hábito de grifar as partes relevantes do texto, este não é de grande ajuda no fim das contas.

Combinação de técnicas

Apesar de classificar os métodos como de baixa ou alta efetividade, os pesquisadores concluem que é a combinação de técnicas que leva à melhor aprendizagem. Assim, é fundamental aliar os momentos de leitura às práticas de revisão e memorização, bem como aos testes práticos, para uma preparação em alto nível.

Mas como planejar corretamente nosso estudo e distribuir corretamente o tempo? Quando estudar o que e, especialmente, de qual forma? É aí que a Trilha do concurso entra. Utilizando recursos de Inteligência Artificial, o Marlom ajuda o concurseiro a planejar seus estudos de forma eficiente e personalizada.

Ainda não conhece a Trilha? Clique  aqui e confira os planos a partir de R$ 66,00.

O método é a chave

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Trilha do Concurso